10 Etapas para escolher corretamente o CRM ideal para sua Empresa

10 Etapas para escolher corretamente o CRM ideal para sua Empresa

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Você sabe qual é o melhor sistema de CRM do mercado? As empresas devem estar em constante evolução se quiserem ter sucesso e não falhar. A revolução tecnológica trouxe muitas mudanças para pequenas e grandes empresas. E apenas aquele que melhor se adapta sobreviverá.

Uma mudança tecnológica é dada quando uma necessidade ou oportunidade é detectada dentro de uma empresa. No entanto, e para ajustar o orçamento, é necessária uma análise de cada uma das opções em jogo. Isso significa que nem todos os departamentos terão as mesmas necessidades e que os programas tecnológicos não responderão a todos eles.

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Uma das necessidades prioritárias das empresas no momento é o bom gerenciamento dos departamentos de marketing e comunicação. Isso acontece porque o cliente se tornou o elemento mais importante ao planejar qualquer estratégia dentro de uma empresa. O cliente é o centro de qualquer estratégia eficaz.

Tudo o que você faz deve ter a intenção de satisfazer o cliente. Portanto, quanto mais você conhecer seu objetivo , melhor atenderá às necessidades deles e os resultados serão muito mais eficazes para sua empresa. Portanto, os CRMs (Customer Relationship Management) estão se tornando a prioridade de muitas marcas.

O que é um CRM?

Por seu acrônimo em inglês, é conhecido como Customer Relationship Management System . Ou seja, um aplicativo focado nas interações que os clientes mantêm com a empresa . É por isso que é tão importante definir o CRM ideal para sua empresa.

As informações que uma empresa recebe de todos os seus clientes e leads são de tal volume que precisam ser gerenciadas de alguma forma. A solução é precisamente um CRM. Um software que permitirá à sua empresa registrar todas as interações que ocorrem e realizar um monitoramento completo de seus resultados.

Além de ter todas as informações de seus clientes bem gerenciadas, há outra necessidade para a qual cada vez que a briga é maior entre todas as empresas: lealdade aos clientes e recebe continuamente seus comentários. O objetivo é responder a tudo o que o cliente precisa e que dura ao longo do tempo.

Esses aplicativos ajudam as empresas a segmentar seu público e, assim, alcançar seu público-alvo com mais facilidade . Mas, além disso, um CRM alcançará:

  • Centralize as informações.
  • Aumente a produtividade comercial.
  • Realize campanhas de marketing específicas.
  • Tenha seus dados comerciais em tempo real.
  • Simplifique e melhore o atendimento ao cliente.

O que você deve considerar para escolher o CRM ideal para sua empresa?

O primeiro de tudo é observar as necessidades da sua empresa . Mas existem muitos outros fatores que determinam uma boa ou má escolha de CRM. Assim, alcançar o CRM ideal para sua empresa passa pelas 10 etapas a seguir:

1.- Defina bem seus objetivos

Com as necessidades em mãos, você deve se perguntar sobre os objetivos a serem alcançados e as melhorias a serem feitas em cada área. É importante que você saiba quais são os objetivos de todos os departamentos e as prioridades da empresa . É a chave para escolher o software CRM ideal para sua empresa.

Se você conhece cada objetivo de antemão, pode escolher o software que responde ao que deseja alcançar. Cada ferramenta de CRM tem recursos e serviços diferentes, e muitos deles você não usará. Portanto, analise as funcionalidades oferecidas por cada CRM e compare-as com seus objetivos, para poder escolher a opção que melhor se adequa ao que você está procurando.

2.- Ajuste seu orçamento ao CRM que você precisa

Este é um ponto fundamental que ajudará na escolha do CRM ideal para sua empresa. É um investimento importante, não apenas economicamente. Lembre-se de que grande parte do sucesso de suas ações futuras no marketing digital dependerá de sua operação .

Portanto, você deve considerar os recursos e a funcionalidade do software e o preço . Embora possa parecer algum senso comum, a verdade é que a maioria não olha para esses aspectos. O comum é procurar o sistema que oferece mais recursos e benefícios, porque você deseja um software que faça tudo.

No entanto, embora esse seja o sonho de qualquer empresa, não há software que faça tudo isso. Além disso, o CRM certo não é aquele que mais faz, mas aquele que faz o que você precisa .

É por isso que é importante começar preparando um orçamento adequado às suas necessidades e pelo qual você pode pagar pelo software. A adoção de um CRM não requer apenas compra. Você também deve levar em consideração a implementação, manutenção e treinamento de seus trabalhadores.

Da mesma forma, é importante que você analise os benefícios que pode relatar a longo prazo através de seu uso na empresa. Se você é uma pequena empresa, é aconselhável começar com o básico. Se mais tarde você precisar de uma opção melhor, poderá escolher os módulos CRM com mais recursos e funcionalidades.

3.- Atende aos requisitos mínimos

Para escolher um CRM, é necessário atender a alguns requisitos mínimos. Um CRM responde sobre os diferentes clientes que você possui. Portanto, é necessário que você tenha um site corporativo, uma presença adequada nas redes sociais e, é claro, tenha um banco de dados de todos os seus clientes.

4.- Analise o equipamento tecnológico em uso da sua empresa

A realização de uma análise preliminar do que você tem em sua empresa ajudará você a escolher seu software de CRM com mais precisão. Você se concentrará em pontos específicos sobre por onde começar, como adotar o CRM, com o que ele deve ser integrado etc.

Não executar essa etapa ou não fazê-la bem faz da sua empresa um ” Frankenstein ” de tecnologias com dezenas de conectores, o  que implica altos custos e processos de manutenção cada vez mais complexos. Além de depender muito do provedor.

5.- Envolver todos os trabalhadores no CRM

Tanto na decisão de adotar um software de CRM quanto nas informações sobre ele, seus funcionários devem estar envolvidos. A desinformação cria desconfiança na força de trabalho. Além disso, se eles não souberem a funcionalidade do software, eles o usarão incorretamente.

Para evitar isso, você deve investir tempo e dinheiro na formação de toda a sua equipe profissional, para que eles tirem vantagem do potencial oferecido por esse investimento.

Da mesma forma, recomenda-se que os interessados ​​em cada área e agentes de mudanças na organização dêem sua opinião, sugiram e participem desse processo . Ouça suas sugestões e, na medida do possível, inclua-as no processo de estratégia e adoção para encontrar o CRM ideal para sua empresa.

Por fim, você deve refletir sobre o treinamento de cada área para que eles tenham uma atitude positiva na adoção do CRM. Deixe-os ver que é uma decisão necessária. Para fazer isso, explique os benefícios de obtê-lo e como todas as partes ganham.

6.- Mude para um software CRM intuitivo e fácil de usar

As mudanças fazem parte da vida de todas as empresas e você deve estar sempre preparado para o que vier. As empresas devem pensar hoje e amanhã, ou estarão mais próximas do fracasso. O mesmo acontece com a estratégia tecnológica.

Processos e software que não estão prontos para serem alterados se tornarão obsoletos . A adaptação à mudança é essencial para a empresa sobreviver. A mudança faz parte da estratégia de qualquer negócio. O problema é que nem todos os usuários se adaptam igualmente a essas alterações.

Por isso, você deve levar em conta a facilidade de uso . Uma opção para não se apressar em sua decisão é aproveitar ao máximo as versões de avaliação usando pequenos grupos de usuários capazes de avaliar a acessibilidade e a facilidade de uso do novo produto.

7.- Verifique se é compatível com o seu sistema

Ao adotar o novo software de CRM, verifique se ele se encaixa perfeitamente com o restante dos sistemas usados ​​na empresa.

Não apenas para impedir que o caos se interconecte. Além disso, e ainda mais importante, ter um bom suporte e equipe de TI para controlar esses aspectos. Também é aconselhável solicitar ao fornecedor um relatório técnico detalhado sobre como as adaptações do software funcionam nos diferentes sistemas tecnológicos com os quais você trabalha em sua empresa.

8.- Especifique os requisitos para atender ao seu CRM

Através do conhecimento específico do que você deseja alcançar com o seu CRM, você pode filtrar os candidatos. Aqueles que não atendem às expectativas são simplesmente eliminados. Da mesma forma, e se houver recursos que não funcionem para o seu negócio, eles também serão eliminados.

Defina o mais próximo possível dos casos de uso associados aos processos críticos de seus negócios . Este passo é muito importante. É a maneira de adaptar o CRM aos seus negócios e não o contrário. A única maneira de encontrar o CRM ideal para sua empresa.

Embora possa parecer bobagem, conhecê-lo com antecedência influencia diretamente os custos, reduzindo-os. Você só paga pelo que realmente precisa. Uma boa opção para experimentar antes de comprar é solicitar uma demonstração de cada módulo que você escolher.

9.- Tente escolher um software escalável

Esta etapa influencia diretamente a escolha do CRM ideal para sua empresa. Uma pequena empresa não é a mesma que uma grande empresa. Nem suas necessidades. Portanto, o CRM precisa se adaptar ao tamanho da empresa.

Além disso, se a empresa começar a crescer, é importante ter em mente que este CRM possui módulos adaptáveis ​​ou novas funcionalidades que respondem ao que sua empresa pode precisar. Portanto, as soluções em nuvem geralmente são muito mais escalonáveis ​​que as soluções de desktop.

10.- Medir e avaliar os resultados

Este último ponto é essencial para as melhorias que você precisa fazer. Você deve planejar a frequência das análises e medições que executará em seu software . Além de avaliar o progresso e o cumprimento dos objetivos. Alguns dos pontos recomendados para avaliar são:

  • O uso que os usuários dão ao CRM.
  • Os resultados por área envolvida.
  • Os resultados gerais da organização.

Quanto mais variáveis ​​você medir, melhor, mas concentre-se no que você queria alcançar inicialmente ao definir suas metas iniciais. Tente não se desviar e não fique sobrecarregado com mais indicadores do que o necessário. Somente então você poderá criar o CRM ideal para sua empresa.

 

Rosana da Silva

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