Como fazer exercícios em casa com saúde

Como fazer exercícios em casa com saúde

exercicio em casa com pulseira

Quem não pode ir para  a academia por algum motivo, não precisa ficar parado, podemos sim trabalhar os músculos em casa com eficiência gastando pouco ou usando os objetos que já temos. Com acessórios como extensor, acessório de suspensão, caneleiras, pulseira fir, rolinho para abdominal enfim, é possível melhorar a energia e começar a fazer os exercícios sem necessidade de ir até uma academia. São facilmente encontrados em sites ou lojas de esportes.

Não pode gastar? garrafa pet simulando halteres, uma escadinha, banco, cadeira ou bastão, são acessórios que você já tem em casa e pode usa-los.

Exercitar no parque com o acessório de suspensão, usar os bancos e aparelhos que alguns parques oferecem também são exercícios que promovem força e resistência. Além de ser bom não só para o corpo como para a mente.

 

Alongamento para as atividades

O alongamento refere-se ao processo de aumentar o comprimento do músculo.
Sabemos da importância do aquecimento antes e alongamento depois da prática esportiva. Tem por finalidade evitar o encurtamento muscular, e praticado por um longo período, proporciona um ganho de flexibilidade.
Pode ser executado  por pessoas de todas as idades, praticantes de atividade física ou sedentários, sempre respeitando o limite muscular de cada um.

É importante que o exercício seja feito com uma postura correta e sem  dor, apenas um leve desconforto. O ideal é começar devagar, respeitando os limites do corpo e ir aumentando o grau de dificuldade aos poucos, se houver a intenção de maior flexibilidade.
Embora seja uma atividade fácil, não dispensa a orientação de um professor, pelo menos no início, onde o mesmo irá orientar e corrigir os exercícios.

Alguns benefícios:

  • Reduz o risco de lesões;
  • Aumenta a oxigenação e circulação do sangue;
  • Reduz dores musculares;
  • Melhora a postura corporal;
  • Alivia e evita tensão muscular;
  • Combate o estresse;
  • Proporciona relaxamento;
  • Aumenta a oxigenação do cérebro;
  • Aumenta a concentração;
  • Melhora posicionamento da coluna vertebral;
  • Facilita a execução de movimento no dia a dia

Durante os exercícios, segure no movimento pelo menos 20 segundos e para pessoas na terceira idade, 40 segundos.  Na posição final do exercício segure se forma estática, não faça movimentos de vai e vem.

Você pode se alongar em casa, no trabalho, no carro, na academia, no parque, enfim, em qualquer lugar.
Não espere ficar com os músculos encurtados para começar a alongar, comece agora e tenha uma melhor qualidade de vida.

Rosana da Silva

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